A direção é um dos componentes mais importantes do seu carro, pois ela permite que você controle a direção e a estabilidade do veículo. Atualmente, os tipos mais comuns de direção são a hidráulica e a elétrica. Ambas têm a função de facilitar o giro do volante, mas funcionam de maneiras diferentes. A direção hidráulica usa o fluido hidráulico pressurizado pelo motor do carro, enquanto a direção elétrica usa o motor elétrico alimentado pela bateria do carro. Entenda agora o que você precisa saber sobre cada uma para tomar a melhor decisão.
A direção hidráulica é um sistema que utiliza um fluido hidráulico (óleo) para auxiliar na movimentação do volante. Uma bomba acionada pelo motor do carro pressuriza o fluido, distribuindo por mangueiras até uma caixa de direção, onde uma válvula rotativa está acoplada. Essa válvula se conecta ao volante por meio de uma coluna de direção e ao conjunto de rodas por meio de uma barra de direção.
Quando você gira o volante, a válvula rotativa libera o fluido pressurizado para um dos lados da caixa de direção, empurrando um pistão que faz a barra de direção se mover e, consequentemente, as rodas também. Assim, o fluido hidráulico faz a força necessária para virar as rodas, aliviando o esforço do motorista.
A direção elétrica é um sistema que utiliza um motor elétrico para auxiliar na movimentação do volante. A bateria do carro alimenta o motor elétrico e uma unidade eletrônica controla o motor, recebendo informações de um sensor de torque. Esse sensor mede a força aplicada pelo motorista no volante e envia um sinal para a unidade eletrônica, acionando o motor elétrico na medida certa.
Existem dois tipos gerais de funcionamento, um é pelo motor elétrico fixado na coluna de direção. Ele permite a assistência direta para a caixa de direção e aos tirantes no momento do movimento do volante, aliviando o esforço do motorista. Além dele, existe o modelo de motor elétrico acoplado à caixa de direção. Ali está uma engrenagem de pinhão, que se encaixa em uma engrenagem de cremalheira. A engrenagem de cremalheira se conecta ao conjunto de rodas por meio de tirantes. Quando você gira o volante, o motor elétrico gira o pinhão, que movimenta a cremalheira, e, consequentemente, os tirantes e as rodas. Assim, o motor elétrico faz a força necessária para virar as rodas, aliviando o esforço do motorista.
A principal diferença entre a direção hidráulica e a elétrica está na fonte de energia que elas utilizam. A direção hidráulica usa o fluido hidráulico pressurizado pelo motor do carro, enquanto a direção elétrica usa o motor elétrico alimentado pela bateria do carro.
As direções hidráulica e elétrica podem apresentar alguns problemas comuns que devem ser identificados e resolvidos o quanto antes, para evitar danos maiores e garantir o bom funcionamento do seu carro. Veja a seguir:
Furos, rachaduras ou desgaste nas mangueiras, nas conexões ou no reservatório podem causar esses vazamentos. O sintoma é a diminuição do nível do fluido hidráulico, que pode ser verificado no reservatório, e a dificuldade para girar o volante, que fica mais pesado e duro. A solução é localizar e consertar o vazamento e completar ou trocar o fluido hidráulico.
Sobrecarga, curto-circuito, oxidação ou desgaste no motor elétrico são as causas. O sintoma é a perda da assistência elétrica, uma luz de alerta no painel indica essa falha, e a dificuldade para girar o volante, que fica mais pesado e duro. A solução é verificar e reparar ou substituir o motor elétrico.
É um problema que afeta a direção elétrica. Sobretensão, interferência eletromagnética, umidade ou poeira na unidade eletrônica podem ser os causadores. O sintoma é a perda da assistência elétrica, uma luz de alerta no painel indica essa falha, e há dificuldade para girar o volante, ficando mais pesado e duro. A solução é verificar e reparar ou substituir a unidade eletrônica.
Afeta a direção elétrica. Mau contato, descalibração ou desgaste no sensor de torque podem causar essa falha. O sintoma é a perda da assistência elétrica, que pode ser indicada por uma luz de alerta no painel, e há dificuldade para girar o volante, ficando mais pesado e duro. A solução é verificar e reparar ou substituir o sensor de torque.
Afeta tanto a direção hidráulica quanto a elétrica. Impactos, desgaste ou regulagem incorreta dos componentes da suspensão ou da direção causam esse desalinhamento. O sintoma é a perda da estabilidade e do equilíbrio do veículo, que tende a puxar para um dos lados, e o desgaste irregular ou excessivo dos pneus. A solução é fazer o alinhamento da direção, que consiste em ajustar o ângulo das rodas em relação ao solo e ao eixo do veículo.
Agora você já sabe o que é a direção hidráulica e a elétrica, as diferenças, as vantagens e as desvantagens de cada uma, como ocorre a manutenção em cada uma e os principais problemas que as duas apresentam e seus sintomas. Esperamos que você tenha ficado mais informado e consciente sobre esse assunto.
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