17 jun 2024

Como trocar o cilindro mestre: guia prático e completo para mecânicos

trocar o cilindro mestre
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O cilindro mestre é uma peça fundamental para o funcionamento do sistema de freio do veículo, pois é responsável por gerar a pressão hidráulica que aciona os freios. Mas você sabe como trocar o cilindro mestre? Neste artigo, vamos explicar tudo para você. Confira!

O que é o cilindro mestre?

O cilindro mestre é um componente do sistema de freio hidráulico que consiste em um cilindro de metal que contém um ou mais pistões, um reservatório de fluido de freio e uma válvula de retenção. O cilindro mestre está localizado sob o capô do veículo, próximo ao pedal do freio.

Quando o pedal do freio é pressionado, o pistão dentro do cilindro mestre é acionado, comprimindo o fluido de freio e transmitindo a pressão para os cilindros de freio nas rodas, que acionam as lonas ou as pastilhas de freio, que entram em contato com os discos ou os tambores de freio, que reduzem a velocidade do veículo.

Existem diferentes tipos de cilindros mestres, que podem ser de pistão único, de pistão duplo ou radial, dependendo do número e da disposição dos pistões. Cada modelo de cilindro é projetado para um sistema de freio, e deve ser respeitada a aplicação original que a montadora recomenda.

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Como fazer a troca do cilindro mestre?

A troca do cilindro mestre é uma tarefa que exige cuidado, atenção e conhecimento, pois envolve o manuseio de um sistema hidráulico que pode causar danos ao veículo ou ao mecânico se não for feito corretamente. A seguir, apresentamos o passo a passo de como trocar o cilindro mestre:

Para retirar o cilindro mestre antigo:

  1. Antes de iniciar a troca do cilindro mestre, verifique se o veículo está em um local seguro, nivelado e com o freio de mão acionado. Também é preciso desligar o motor e desconectar o cabo negativo da bateria, para evitar choques elétricos ou curtos-circuitos.
  2. Primeiro, removemos a tampa do reservatório do fluido de freio. Existem modelos com conector elétrico fixado na tampa, se for o caso, desconecte-o.
  3. Posteriormente, remova o filtro de peneira do reservatório e, com o auxílio de uma seringa e um frasco plástico limpo, remova o fluido do reservatório com a seringa e descarte no frasco para posterior descarte.
  4. Esvazie e limpe o reservatório de fluido de freio, para evitar a contaminação do novo cilindro mestre. Descarte o fluido de freio usado de maneira adequada, pois é um produto tóxico e corrosivo.
  5. Desconecte as conexões das tubulações que ligam o cilindro mestre aos cilindros de freio nas rodas, usando uma chave específica para tubulações de freio.
  6. Solte os parafusos ou as porcas que fixam o cilindro mestre ao servo freio, usando uma chave fixa ou combinada, dependendo do tipo de fixação. Retire o cilindro mestre com cuidado, evitando danificar ou entortar as conexões ou os tubos do sistema de freio.

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Para instalar o novo cilindro mestre:

  1. Instale o novo cilindro mestre, encaixando-o no servo freio e apertando os parafusos ou as porcas de fixação, usando a mesma chave usada para soltá-los. O novo cilindro mestre deve estar alinhado e nivelado com o servo freio, para garantir o seu funcionamento correto.
  2. Encaixe as conexões e os tubos que ligam o cilindro mestre aos cilindros de freio nas rodas, usando a mesma chave usada para desconectá-los. Eles devem estar bem ajustados e sem vazamentos, para garantir a pressão adequada do sistema de freio.
  3. Coloque o reservatório de fluido de freio no novo cilindro mestre, usando a mesma chave usada para retirá-lo. Abasteça o reservatório de fluido de freio com um fluido de freio novo recomendado pelo fabricante do veículo, até o nível máximo indicado.
  4. Sangre o sistema de freio, que consiste em eliminar o ar que possa ter entrado no sistema de freio durante a troca do cilindro mestre. Você pode fazer isso de forma manual ou com o auxílio de um equipamento específico, dependendo da sua preferência. Realize esse processo seguindo uma ordem específica, que pode variar de acordo com o modelo do veículo, mas que geralmente começa pela roda mais distante do cilindro mestre e termina pela roda mais próxima do cilindro mestre.
  5. Teste o funcionamento do novo cilindro mestre ligando o motor e acionando o pedal do freio várias vezes, verificando se há alguma anomalia, como ruído, vibração, vazamento, afundamento ou endurecimento do pedal. Se tudo estiver em ordem, o veículo está pronto para rodar. Se houver algum problema, é preciso revisar o procedimento e corrigir o que for necessário.

Por que a troca do cilindro mestre precisa ser feita?

A troca do cilindro mestre precisa ser feita quando o cilindro mestre apresenta algum defeito ou desgaste que comprometa o seu funcionamento e a sua eficiência. O cilindro mestre é uma peça que está sujeita a desgastes naturais, devido ao uso constante e às condições adversas de temperatura, umidade e poeira. Além disso, o cilindro mestre pode sofrer danos por acidentes, impactos, corrosão ou contaminação do fluido de freio se não houver manutenção preventiva.

Quando o cilindro mestre está defeituoso ou desgastado, ele pode causar problemas no sistema de freio, como perda de pressão, vazamento, travamento ou falha dos freios. Esses problemas podem comprometer a segurança e o desempenho do veículo, colocando em risco a vida do motorista e dos passageiros.

É importante fazer a manutenção preventiva e corretiva do cilindro mestre seguindo as recomendações do fabricante do veículo, que podem variar entre 40 mil e 80 mil quilômetros, ou entre dois e quatro anos, dependendo do tipo e da intensidade do uso do veículo.

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Quais são os riscos de não trocar o cilindro mestre?

Não trocar o cilindro mestre quando ele está defeituoso ou desgastado pode trazer riscos para o veículo e para o mecânico, como:

  • Risco de acidente:

Se o cilindro mestre não gerar a pressão adequada para acionar os freios, o veículo pode não parar ou demorar mais para parar, aumentando a distância de frenagem e o risco de colisão. Além disso, se o cilindro mestre travar ou falhar, o veículo pode perder o controle e sair da pista, causando danos materiais e pessoais.

  • Risco de multa:

Se o cilindro mestre não estiver em boas condições, o veículo pode ser reprovado na inspeção veicular, que é obrigatória em alguns estados e municípios, e receber uma multa por infração de trânsito, que pode variar entre leve e grave, dependendo da gravidade do problema.

  • Risco de prejuízo:

Se não trocar o cilindro mestre a tempo, ele pode causar danos a outros componentes do sistema de freio, como os cilindros de freio, as pastilhas e outros.

Conclusão:

O cilindro mestre é uma peça essencial para o sistema de freio do veículo, troque sempre que apresentar sinais de desgaste ou defeito, para garantir a segurança e o desempenho do veículo. Trocar o cilindro mestre requer cuidado, atenção e conhecimento, e você deve seguir os passos descritos neste artigo para fazê-lo. Esperamos que este artigo tenha achado útil e esclarecedor para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos.

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