20 dez 2024

Rodar com o tanque de combustível na reserva pode danificar o veículo?

Imagine esta cena: você está dirigindo pela cidade, o ponteiro de combustível já na reserva e a luz de alerta piscando no painel. Muitos motoristas deixam para abastecer na última hora, mas será que isso pode prejudicar o carro? Spoiler: sim, deixar que o tanque de combustível chegue na reserva prejudica seu carro e os danos podem ser maiores do que você imagina!

Vamos explicar como rodar com o tanque quase vazio afeta o funcionamento do veículo e por que é melhor evitar esse risco desnecessário.

Por que rodar com o tanque na reserva pode ser ruim?

1. Danos à bomba de combustível

A bomba de combustível depende do próprio combustível para se manter lubrificada e resfriada. Assim, quando o nível está muito baixo, ela acaba trabalhando “a seco”, o que pode aumentar o desgaste da peça e causar superaquecimento. Isso faz com que a bomba de combustível perca eficiência e, em alguns casos, pare de funcionar, gerando um conserto caro.

2. Sujeira acumulada no tanque

Com o tempo, pequenas partículas e impurezas podem se acumular no fundo do tanque. Quando você roda com pouco combustível, a bomba pode puxar essas sujeiras com o combustível. Isso pode entupir o filtro, prejudicando o fluxo de combustível para o motor, resultando em falhas e até dificuldade de ligar o carro.

3. Desempenho do motor

Rodar com o tanque na reserva pode afetar o desempenho do motor. Já que a pressão do sistema de combustível diminui, o que pode causar falhas na injeção de combustível. Isso afeta diretamente a eficiência do motor, fazendo o carro gastar mais e rodar de forma menos estável.

ZF [pro]Tech

Como evitar esses problemas?

1. Abasteça com frequência

Evitar que o tanque fique muito vazio é a forma mais simples de prevenir danos. Portanto, uma boa prática é abastecer quando o nível estiver abaixo de 1/4. Assim, a bomba de combustível sempre terá uma quantidade adequada de líquido para funcionar corretamente.

2. Não ignore a luz de reserva

Quando a luz de alerta do combustível acender, não deixe para depois. Procure abastecer o mais rápido possível, pois isso evita que o sistema de combustível trabalhe com menos eficiência e previne danos a longo prazo.

3. Planeje suas viagens

Se você for viajar para lugares desconhecidos ou em áreas com poucos postos de gasolina, vale a pena planejar paradas para abastecer. Assim, você evita rodar na reserva e ficar sem combustível em uma área isolada.

Mitos sobre rodar na reserva

1. “A reserva dura muito tempo”

É comum ouvir motoristas dizendo que podem rodar muitos quilômetros após a luz de reserva acender. Embora isso varie de veículo para veículo, confiar demais nisso é um risco. A autonomia pode ser menor do que você imagina e deixar para abastecer na última hora pode resultar em pane seca.
Oficina mecânica perto

2. “Rodar até o tanque esvaziar não causa problema”

Muitos acreditam que não há problema em rodar até o combustível acabar, mas isso pode danificar severamente a bomba de combustível. Além disso, ficar sem combustível no meio da rua ou estrada é uma situação que ninguém quer enfrentar.

3. “Pane seca gera infração de trânsito?”

Sim, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera a pane seca uma infração média. A penalidade para a pane seca é multa de R$ 130,16 e a adição de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O veículo também pode ser retido.

Conclusão

Rodar com o tanque na reserva pode parecer inofensivo, mas a longo prazo essa prática pode causar danos sérios ao seu veículo. Manter o tanque com um nível adequado de combustível não só evita problemas, como prolonga a vida útil de peças essenciais como a bomba de combustível e o sistema de injeção. Da próxima vez que a luz de alerta acender, não arrisque — procure um posto e abasteça antes que o barato saia caro!

Leia também: Posso dirigir sem camisa? Isso dá multa?

Mais sobre isso

Sistema de arrefecimento: funcionamento e finalidade

O sistema de arrefecimento é essencial para manter o motor na temperatura ideal de trabalho. Pois sem ele, o motor superaquece e sofre danos graves. ...

Ler Mais >

Quando e por que realizar a manutenção do ar-condicionado automotivo

Se o ar-condicionado do seu carro parou de gelar ou tem soltado mau cheiro, é sinal de que a manutenção está atrasada. A manutenção do ...

Ler Mais >
sistema de freio

Sistema de freio: elementos e como funciona

Quando você pisa no pedal do freio, já pensou em tudo o que acontece até o carro realmente parar? O sistema de freio é um ...

Ler Mais >
Blogaragem
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.