Você já pressionou o pedal do freio e sentiu ele mais macio ou “borrachudo” do que o normal? Isso pode ser um sinal de problema no sistema de freios do seu carro, causado muitas vezes por presença de ar no sistema de freio, componentes desgastados, entre outras possível causas. O pedal de freio borrachudo é um sintoma que deve ser tratado com atenção, pois afeta diretamente a segurança ao dirigir. Continue a leitura para entender mais sobre as possíveis causas e soluções para esse problema.
Como funciona o sistema de freios
O cilindro mestre transmite a força quando o motorista pressiona o pedal de freio. O cilindro, então, pressuriza o fluido através das tubulações e do flexível de freio (mangueiras). Esse fluido pressurizado atua nas pinças de freio (ou cilindros de roda, no caso dos freios a tambor), que forçam as pastilhas (ou lonas) contra os discos (ou tambores), criando fricção e desacelerando o veículo.
O que é um pedal de freio borrachudo?
Um pedal de freio borrachudo é uma condição em que o pedal do freio do veículo se sente mais macio e menos responsivo do que o normal quando pressionado. Assim, em vez de oferecer resistência firme, o pedal pode parecer esponjoso ou “borrachudo“, exigindo que o motorista pressione mais fundo para obter a força de frenagem desejada. Essa sensação pode indicar problemas no sistema de freios que precisam ser resolvidos para garantir a segurança ao dirigir.
5 causas comuns de um pedal de freio borrachudo
1. Presença de ar no sistema de freio:
Quando existe contaminação do fluido de freio com água, o ponto de ebulição do fluido é comprometido. A água entra em estado gasoso, criando ar no sistema, deixando o freio ineficiente. O pedal de freio fica borrachudo, pois o ar é compressível, ao contrário do fluido de freio que é incompressível.
1. Fluido para freio contaminado ou vencido:
O fluido para freio pode absorver umidade ao longo do tempo, o que reduz seu ponto de ebulição e pode levar à formação de vapor dentro das linhas de freio. Isso pode causar uma sensação de pedal borrachudo, ainda mais quando os freios são usados intensivamente.
2. Componentes de freio desgastados:
Pastilhas, discos, tambores e lonas de freio desgastados podem diminuir a eficácia do sistema de freios, resultando em uma sensação de pedal mais macio. Quando esses componentes estão desgastados, pode haver mais jogo no sistema de freios, o que contribui para a sensação de borracha.
3. Problemas no cilindro mestre:
Vazamentos ou falhas no cilindro mestre podem causar perda de pressão no sistema de freios, resultando na perda de pressão do pedal. O cilindro mestre é responsável por gerar a pressão hidráulica necessária para acionar os freios, e qualquer problema com ele pode afetar todo o sistema.
4. Flexível de freio (mangueiras) danificado:
O flexível de freio rachado ou corroído pode permitir a entrada de ar ou vazamento de fluido, ambos os quais podem causar a perda de eficiência do freio e também podem apresentar deformação (efeito bexiga) que consequentemente causa uma sensação de pedal de freio borrachudo. As tubulações (metálicas) de freio, juntamente com os flexíveis de freio, são responsáveis por conduzir o fluido para freio do cilindro mestre para os freios nas rodas, e qualquer dano a elas pode comprometer a integridade do sistema.
De olho na manutenção do sistema de freios
Manter o sistema de freios em bom estado é crucial para a segurança do veículo e seus ocupantes. Já que os freios desgastados ou sem manutenção, podem falhar em momentos críticos, resultando em acidentes graves. Sendo assim, aqui estão algumas práticas recomendadas para a manutenção do sistema de freios:
- Inspeção regular: verifique o estado das pastilhas, discos, tambores e lonas de freio regularmente. Inspecione tubulações e flexíveis de freio para detectar rachaduras ou vazamentos.
- Troca de fluido para freio: Troque o fluido para freio conforme as recomendações do fabricante do veículo. Recomendamos a troca a cada 12 meses, assim é garantida a eficiência máxima do fluido em situações de uso severo ou extremo.
- Sangria do sistema de freios: realize a sangria do sistema sempre que houver a presença de ar no sistema, como ocorre após uma troca de fluido ou reparo dos freios.
- Substituição de componentes desgastados: substitua as pastilhas e discos de freio quando atingirem o limite de desgaste especificado pelo fabricante.
- Verificação de vazamentos: verifique regularmente todo o sistema de freios em busca de vazamentos de fluido, que podem comprometer a eficiência dos freios.
Dirigir com um pedal de freio duro ou pesado pode ser perigoso
Quando o sistema de assistência dos freios, conhecido como hidrovácuo ou servo freio, falha, o pedal de freio pode ficar duro ou pesado. Nesse caso, o carro ainda conseguirá parar, mas o motorista terá que aplicar muito mais força no pedal, o que pode aumentar significativamente a distância de frenagem. Isso pode ser perigoso para o motorista, especialmente em situações de emergência, onde a resposta rápida dos freios é crucial para evitar acidentes.
Se você perceber qualquer mudança na sensação do pedal de freio, é importante realizar uma inspeção completa do sistema de freios o mais rápido possível. A manutenção preventiva e a solução rápida de problemas podem ajudar a garantir a segurança ao dirigir e a longevidade do sistema de freios do seu veículo.
Conclusão
Não ignore um pedal de freio borrachudo. Identificar e corrigir a causa do problema é essencial para garantir a segurança do veículo e de seus ocupantes. Manter um cronograma regular de manutenção e realizar inspeções detalhadas do sistema de freios pode prevenir problemas graves e garantir que seu veículo esteja sempre em condições seguras para dirigir.