13 nov 2023

Lona e sapata de freio, qual a diferença?

Lona e sapata de freio mostrada em detalhes
Lona e sapata de freio mostrada em detalhes

Se você já se deparou com os termos lona e sapata de freio e ficou um pouco perdido, não se preocupe, estamos aqui para esclarecer. Em palavras simples, a lona e a sapata de freio são peças essenciais para o sistema de freios do seu veículo. Mas qual a diferença entre elas? É isso que vamos descobrir neste artigo. Entender esses componentes é crucial, seja você um mecânico experiente, um vendedor de peças automotivas ou um motorista querendo saber mais sobre seu carro. Vamos lá!

O que é a tal da lona de freio?

Lona de freio é o nome popular dado ao material que reveste as sapatas de freio.

Um tecido resistente e abrasivo constitui ela, gerando atrito com os tambores de freio quando você aciona o pedal do freio. Assim, ela reduz a velocidade do carro e para as rodas.

A lona de freio é usada nos sistemas de freios a tambor, que são mais comuns nas rodas traseiras dos carros populares. Ela tem a vantagem de ser mais barata e mais fácil de trocar do que as pastilhas de freio, que são usadas nos sistemas de freios a disco.

Entenda como as pastilhas de freio funcionam tocando aqui.

No entanto, a lona de freio também tem algumas desvantagens, como:

  • Ela se desgasta mais rápido do que as pastilhas de freio, pois sofre mais atrito e calor;
  • Ela pode perder eficiência em situações de chuva ou poeira, pois pode ficar molhada ou suja;
  • Ela pode causar ruídos ou vibrações nos freios, se não estiver bem ajustada ou lubrificada.

O que é a sapata de freio?

Sapata de freio é o nome dado à peça metálica que sustenta a lona de freio. Ela tem o formato de uma ferradura e fica presa à parte interna do tambor de freio. Um cilindro hidráulico ou um cabo mecânico a aciona, empurrando as sapatas contra os tambores quando você pisa no freio.

A sapata de freio tem a função de transmitir a força do pedal do freio para a lona de freio, fazendo com que ela entre em contato com os tambores. Ela também tem a função de proteger a lona de freio contra danos causados pelo calor ou pela sujeira.

Nos sistemas de freios a tambor, assim como a lona de freio, utiliza-se a sapata de freio. Ela tem a vantagem de ser mais simples e mais leve do que os discos e as pinças de freio, que são usados nos sistemas de freios a disco.

No entanto, a sapata de freio também tem algumas desvantagens, como:

  • Ela pode perder eficiência em situações de uso intenso ou prolongado dos freios, pois pode superaquecer ou deformar.
  • Ela pode causar desequilíbrio ou travamento das rodas, se não estiver bem regulada ou sincronizada.
  • Ela pode exigir mais manutenção e limpeza do que os discos e as pinças de freio, pois acumula mais resíduos.

Por que muitas pessoas confundem lona e sapata de freio?

Muitas pessoas confundem lona e sapata de freio porque elas são componentes que fazem parte do mesmo sistema. Além disso, muitas vezes as pessoas trocam elas juntas, pois, quando a lona se desgasta, ela pode danificar a sapata.

No entanto, é importante saber diferenciar lona e sapata de freio, pois elas têm funções e características diferentes. A lona é o material que reveste as sapatas e gera atrito com os tambores. A sapata é a peça metálica que sustenta a lona e transmite a força do pedal do freio.

Conclusão

Lona e sapata de freio são dois componentes do sistema de freios a tambor, que são usados nas rodas traseiras de muitos carros populares. Elas têm funções e características diferentes, e não devem ser confundidas. A princípio, a lona é o material que gera atrito com os tambores e reduz a velocidade do carro. Já a sapata é a peça que sustenta a lona e transmite a força do pedal do freio.

Nós esperamos que você tenha achado este artigo útil. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o com seus amigos e nas redes sociais. E, se você quiser saber mais sobre freios ou outros assuntos relacionados ao seu carro, continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

Mais sobre isso

Carro falhando na partida? Veja o que pode ser e como resolver

Você gira a chave, mas o carro demora a pegar ou falha logo nos primeiros segundos? Esse tipo de situação é mais comum do que ...

Ler Mais >
barra axial está ruim

Barra axial está ruim? Entenda os sintomas e o momento certo de trocar

Quando a barra axial está ruim, o sistema de direção perde precisão e a segurança fica comprometida. Ruídos metálicos, folgas no volante ou então desgaste ...

Ler Mais >
viagem bate-volta

Como preparar o carro para uma viagem bate-volta

Viagens bate-volta são ótimas para quem quer relaxar sem comprometer muitos dias. Você sai de manhã, curte o destino e volta para casa no fim ...

Ler Mais >
Blogaragem
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.