26 out 2023

Como saber se o amortecedor está ruim? Os 5 sinais

Como saber se o amortecedor esta ruim
Como saber se o amortecedor esta ruim

Como saber se o amortecedor está ruim? Se você já se aventurou por aí em uma Kombi antiga, sabe que o amortecedor é uma peça fundamental para o bom funcionamento e a segurança do seu carro. Isso porque é ele que absorve os impactos e as vibrações causados pelas irregularidades do solo, garantindo mais conforto, estabilidade e controle para o motorista e os passageiros.

O que é um amortecedor e para que ele serve?

Contudo, o amortecedor é um componente do sistema de suspensão do veículo, formado também por molas, braços, barras e buchas. O amortecedor é um cilindro que contém um pistão, uma haste e um fluido (óleo ou gás).

Ele funciona com a compressão e descompressão do fluido dentro do cilindro, que gera uma força contrária ao movimento da roda. Assim, o amortecedor reduz os solavancos e as oscilações do carro, proporcionando mais suavidade e equilíbrio na condução, além de garantir que os pneus continuem grudados no solo, permitindo frenagens eficientes, direção precisa e conservação das peças do veículo. Entenda em mais detalhes como funcionam os amortecedores clicando aqui.

Como saber se o amortecedor está ruim? Conheça os 5 sinais

O amortecedor tem uma vida útil média de 40 mil quilômetros rodados, podendo variar de acordo com o modelo do carro, o tipo de terreno, a forma de dirigir e a qualidade da peça.

A fim de saber se o amortecedor está ruim, você deve ficar atento a alguns sinais que podem indicar problemas nessa peça:

1. Barulhos na suspensão

Se você ouvir ruídos metálicos ou estalos na suspensão ao passar por buracos, lombadas ou curvas, pode ser um sinal de que o amortecedor está danificado ou solto. Esse barulho pode ser causado pelo atrito entre as peças ou pela falta de lubrificação.

2. Desgaste irregular dos pneus

Caso notar que os pneus estão se desgastando mais em algumas partes do que em outras, pode ser que o amortecedor não esteja mantendo o contato adequado entre os pneus e o solo. Dessa forma, isso pode causar perda de tração, aumento do consumo de combustível e risco de estouro dos pneus.

3. Dificuldade na direção

Sentiu que o carro está mais pesado ou instável para fazer curvas, mudar de faixa ou desviar de obstáculos? Isso pode ser um sinal de que o amortecedor não está dando a sustentação necessária para a carroceria, causando perda de controle, saída de traseira ou capotamento.

4. Aumento da distância de frenagem

Em princípio, se você perceber que o carro demora mais para parar ou derrapa ao frear, o amortecedor pode estar falhando ao transmitir a força adequada para os freios. Isso pode ser perigosíssimo em situações de emergência ou em pisos escorregadios.

5. Batidas e solavancos excessivos

Se você sentir que o carro está mais duro, com solavancos mais fortes e batidas ao passar por buracos ou irregularidades na estrada, isso pode indicar que os amortecedores não estão mais absorvendo o impacto como deveriam.

Quais são os problemas que podem ocorrer caso uma troca não seja feita?

Contudo, ignorar os sinais de que o amortecedor está ruim pode trazer vários problemas para o seu carro e para a sua segurança. Veja alguns deles:

  • Aumento do risco de acidentes
  • Desgaste prematuro de outras peças
  • Perda de desempenho e economia

Para realizar uma troca segura é sempre importante levar seu carro até um mecânico de confiança. Entenda clicando aqui como escolher um bom mecânico.

É. Meu amortecedor está ruim, o que eu faço?

Para entender a hora de fazer a manutenção e a troca do amortecedor, você deve estar atento aos sinais que mencionamos anteriormente. Depois de constatar o problema, o melhor a fazer é:

Evite rodar por longas distâncias

Até que você faça a substituição das peças, evite viagens longas. Isso reduz a chance de desgaste de outras peças e também de acidentes.

Levar a um mecânico de confiança

A gente já o ensinou aqui a escolher um bom mecânico. Quando falar com ele, explique todos os problemas que encontrou da maneira mais detalhada que você conseguir.

Fique atento ao prazo para a nova troca

As peças possuem durabilidades diferentes. Saiba os tempos certos de troca e evite andar por tempo demais com peças danificadas.

Como garantir mais durabilidade para o amortecedor

A fim de garantir mais durabilidade para o amortecedor, você deve adotar alguns cuidados simples no seu dia a dia. Veja algumas dicas:

Evite sobrecarregar o carro

Carregar excesso de peso no carro pode forçar demais o amortecedor e as outras peças da suspensão, reduzindo a vida útil e a eficiência do amortecedor. Por isso, respeite a capacidade de carga do seu carro e distribua o peso de forma equilibrada.

Evite passar por buracos e lombadas em alta velocidade

Passar por buracos e lombadas em alta velocidade pode danificar o amortecedor e as outras peças da suspensão, causando vazamentos, rachaduras ou deformações. Por isso, reduza a velocidade e passe por esses obstáculos com cuidado e suavidade.

Faça o alinhamento e o balanceamento das rodas periodicamente

Fazer o alinhamento e o balanceamento das rodas periodicamente pode evitar o desgaste irregular dos pneus e do amortecedor, melhorando a estabilidade e a dirigibilidade do carro. O ideal é fazer esse serviço a cada 10 mil quilômetros rodados ou sempre que trocar os pneus.

Faça a revisão do sistema de suspensão regularmente

Contudo, fazer a revisão do sistema de suspensão regularmente pode detectar e corrigir problemas no amortecedor e nas outras peças da suspensão, evitando danos maiores e mais custosos. O ideal é fazer essa revisão a cada 10 mil quilômetros rodados ou uma vez por ano.

Conclusão

O amortecedor é uma peça essencial para o bom funcionamento e a segurança do seu carro. Por isso, você deve saber como identificar se ele está ruim e fazer a troca ou a manutenção quando necessário.

Depois de ler este material, você aprendeu o que é um amortecedor, para que ele serve, quais são os sinais de que ele está ruim, quais são os problemas que podem ocorrer caso uma troca não seja feita, como é feita a manutenção e a troca, dicas para entender a hora de fazer a manutenção e a troca e como garantir mais durabilidade para o amortecedor. Até a próxima!

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