26 jun 2024

Como funciona o freio ABS: saiba tudo sobre esse sistema de segurança que evita acidentes

Como funciona o freio ABS
Como funciona o freio ABS

Você sabe o que é o freio ABS e como ele funciona? Freio ABS é um sistema de segurança que evita o travamento das rodas em situações de frenagem brusca, mantendo o controle e estabilidade do veículo. O freio ABS é um dos itens mais importantes para a segurança dos motoristas e passageiros, pois pode evitar colisões, atropelamentos e saídas de pista. Neste artigo, vamos explicar tudo sobre o freio ABS, como ele funciona, os principais problemas, pontos de atenção durante a manutenção e diferenças em relação aos outros tipos de freios.

O que é o freio ABS?

O freio ABS é a sigla em inglês para Anti-lock Braking System, que significa Sistema de Freios Antitravamento. Ele funciona com um sistema eletrônico que monitora a velocidade das rodas e regula a pressão do fluido para freio, de forma a evitar que as rodas travem e derrapem durante a frenagem. Isso permite que o motorista mantenha o domínio do veículo, podendo desviar de obstáculos ou corrigir a trajetória, sem perder a aderência com o solo.

O freio ABS foi inventado na década de 1920, mas só começou a ser usado em larga escala nos anos 70, inicialmente em aviões e motocicletas. A partir dos anos 80, o freio ABS passou a ser instalado em carros de passeio e competição, tornando-se um item obrigatório em vários países. No Brasil, o freio ABS se tornou obrigatório para todos os veículos fabricados a partir de 2014, de acordo com a resolução 311 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Como funciona o Freio ABS

Como funciona o freio ABS?

O freio ABS funciona por meio de quatro componentes principais: os sensores de velocidade, a unidade de controle eletrônico, o modulador de pressão e o sistema de freio convencional.

Veja como cada um deles funciona:

  1. Os sensores de velocidade são dispositivos que ficam instalados nas rodas e que medem a velocidade de rotação de cada uma delas. Eles enviam essas informações para a unidade de controle eletrônico, que as processa e as compara com a velocidade do veículo.
  2. A unidade de controle eletrônico é o cérebro do sistema, que recebe os dados dos sensores de velocidade e determina a ação a ser tomada. Ela detecta quando uma ou mais rodas estão prestes a travar, ou seja, quando a velocidade da roda é menor do que a velocidade do veículo, indicando uma perda de aderência. Nesse caso, a unidade de controle eletrônico envia um comando para o modulador de pressão, que reduz a pressão do fluido para freio na roda em questão, liberando-a do travamento.
  3. O modulador de pressão é o dispositivo que regula a pressão do fluido para freio nas rodas, de acordo com o comando da unidade de controle eletrônico. Ele aumenta, diminui ou mante a pressão do fluido para freio por meio de válvulas solenoides, que são acionadas eletricamente. O modulador de pressão faz com que a pressão do fluido para freio varie rapidamente, em ciclos de milissegundos, gerando um efeito de pulsação no pedal de freio, que pode ser sentido pelo motorista.
  4. O sistema de freio convencional é o sistema mecânico que aciona as pastilhas e os discos de freio nas rodas, por meio da pressão do fluido para freio. Ele funciona normalmente quando o freio ABS não é acionado, ou seja, quando não há risco de travamento das rodas. O sistema de freio convencional também funciona em conjunto com o freio ABS, ou seja, quando este é acionado, recebe a pressão do fluido para freio regulada pelo modulador de pressão.

Podemos resumir o funcionamento do freio ABS na seguinte sequência:

  1. O motorista pisa no pedal de freio, acionando o sistema de freio convencional.
  2. Os sensores de velocidade medem a velocidade das rodas e enviam as informações para a unidade de controle eletrônico.
  3. A unidade de controle eletrônico detecta se alguma roda está prestes a travar e envia um comando para o modulador de pressão.
  4. O modulador de pressão reduz a pressão do fluido para freio na roda em questão, liberando-a do travamento.
  5. A unidade de controle eletrônico verifica se a roda voltou a girar normalmente e envia um novo comando para o modulador de pressão.
  6. O modulador de pressão aumenta a pressão do fluido para freio na roda em questão, restabelecendo a frenagem.
  7. A unidade de controle eletrônico repete esse ciclo várias vezes por segundo, até que o motorista solte o pedal de freio ou que o veículo pare completamente.

Como funciona o freio ABS

Quais são os principais problemas do freio ABS?

O freio ABS é um sistema que requer cuidados e manutenções periódicas, para evitar problemas que possam comprometer o seu funcionamento e a segurança do veículo. Alguns dos principais problemas do freio ABS são:

  • Sujeira ou defeito nos sensores de velocidade:

Podem causar leituras incorretas ou falhas na comunicação com a unidade de controle eletrônico, impedindo o acionamento do freio ABS ou provocando o acionamento indevido do freio ABS.

Que podem causar perda de pressão ou corrosão dos componentes do sistema de freio, afetando a eficiência e a durabilidade do freio ABS.

  • Desgaste ou quebra das pastilhas ou dos discos de freio:

Podem causar ruídos, vibrações ou redução da capacidade de frenagem do veículo, prejudicando o desempenho e a segurança do freio ABS.

  • Falha ou queima da unidade de controle eletrônico:

Que podem causar a perda total ou parcial do freio ABS, deixando o veículo sem o sistema de segurança ou com o sistema de segurança inoperante.

como funciona a freio ABS

Quais são os pontos principais de atenção durante a manutenção do freio ABS?

Para realizar a manutenção do freio ABS procure profissionais qualificados e capacitados, que tenham conhecimento e experiência sobre o sistema. A manutenção do freio ABS deve seguir as recomendações do fabricante do veículo e do sistema, respeitando os prazos e os procedimentos estabelecidos.

Alguns dos pontos principais de atenção durante a manutenção do freio ABS são:

  • Verificar o nível, a cor e a viscosidade do fluido para freio, e trocá-lo de acordo com a especificação e a periodicidade indicadas pelo fabricante. Troque o fluido para freio a cada dois anos, realizando uma inspeção a cada 10 mil quilômetros ou realizando a troca preventiva a cada 12 meses ou sempre que apresentar sinais de vazamento, contaminação ou deterioração.
  • Verificar o estado e o funcionamento dos sensores de velocidade, e limpá-los ou substituí-los se necessário. Limpe os sensores de velocidade com um pano seco e macio, sem usar produtos químicos ou abrasivos. Substitua se apresentarem sinais de sujeira excessiva, de danos físicos ou de falhas elétricas.
  • Verificar o estado e o funcionamento da unidade de controle eletrônico, e testá-la ou substituí-la se necessário. Teste a unidade de controle eletrônico com um scanner automotivo, que pode identificar possíveis códigos de erro ou falhas no sistema. Substitua se apresentar sinais de queima, de corrosão ou de defeito.
  • Verificar o estado e o funcionamento do modulador de pressão, e limpá-lo ou substituí-lo se necessário. Limpe o modulador de pressão com ar comprimido, sem usar produtos químicos ou abrasivos. Substitua se apresentar sinais de vazamento, de entupimento ou de desgaste.
  • Verificar o estado e o funcionamento das pastilhas de freio, discos, tambores e lonas de freio, e trocá-los se necessário. Troque as pastilhas e os discos de freio quando apresentarem sinais de desgaste, de quebra, deformação, ou quando atingirem a espessura mínima indicada pelo fabricante.

Conclusão

O freio ABS é um sistema de segurança que evita o travamento das rodas em situações de frenagem brusca, mantendo controle e estabilidade do veículo. Dessa forma, ele funciona por meio de sensores de velocidade, unidade de controle eletrônico, modulador de pressão e sistema de freio convencional, que atuam em conjunto para regular a pressão do fluido para freio nas rodas. O freio ABS requer cuidados e manutenções periódicas, para evitar problemas que possam comprometer o seu funcionamento e a segurança do veículo. Então, na hora da manutenção, o freio ABS diferencia-se dos outros tipos de freios, pois o mecânico deve observar alguns cuidados e procedimentos específicos. Gostou?! Então compartilhe com seus amigos e fique por dentro dos próximos posts, até a próxima!  🙂

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