1 nov 2023

Freio fazendo barulho? Chegou a hora de trocar as pastilhas

Freio fazendo barulho
Freio fazendo barulho

Percebeu que o carro tá fazendo um barulho estranho quando você pisa no freio? Um rangido, um chiado ou até mesmo um som de metal raspando no metal? Se a resposta for sim, é provável que você precise trocar suas pastilhas de freio, pois elas estão gastas. Em situações assim, é recomendável levar o carro para uma oficina de confiança o mais rápido possível. Então, pra saber se o problema realmente é esse e o que você precisa fazer, confira o texto. Vamos lá?

O que são as pastilhas de freio e como elas funcionam?

As pastilhas de freio são peças que ficam nas rodas do carro e que entram em contato com os discos de freio quando você aciona o pedal do freio. Elas são feitas de um material resistente e abrasivo, o qual gera atrito e reduz a velocidade do carro. As pastilhas de freio são essenciais para o funcionamento do sistema de freios do carro, pois transformam a energia cinética do carro em calor, dissipando-o e evitando o superaquecimento dos discos.

Entenda como as pastilhas de freio funcionam em detalhes: Pastilhas de freio: Como funcionam? Descubra agora!

Quanto tempo as pastilhas de freio costumam durar?

Não há uma resposta única para essa pergunta, pois a durabilidade das pastilhas de freio depende de vários fatores, como o tipo de material das pastilhas, o estilo de condução do motorista, as condições da estrada, a frequência de uso do carro, entre outros. No entanto, as pastilhas de freio costumam durar entre 30 mil e 60 mil quilômetros. É importante ficar atento aos sinais de desgaste das pastilhas e fazer a manutenção preventiva do sistema de freios periodicamente.

Por que o freio faz barulho quando as pastilhas estão gastas?

Um dos principais sintomas de que as pastilhas de freio estão gastas é o barulho que elas fazem quando você pisa no freio. Isso acontece porque, conforme as pastilhas se desgastam, elas perdem a camada de material abrasivo e ficam mais finas. Assim, as pastilhas deixam de fazer contato apenas com os discos de freio e passam a encostar também na parte metálica das pastilhas, chamada de lona. Assim, essa fricção entre metal e metal gera um ruído característico, que pode variar de intensidade e frequência dependendo do grau de desgaste das pastilhas.

Outros sintomas de pastilhas de freio gastas

Além do barulho, outros sintomas indicam que as pastilhas de freio estão gastas e precisam ser trocadas. Alguns deles são:

Aumento da distância de frenagem: quando as pastilhas estão gastas, elas perdem a eficiência e demoram mais para reduzir a velocidade do carro. Isso pode comprometer a segurança do motorista e dos passageiros, pois aumenta o risco de colisões e atropelamentos.

Vibração no pedal do freio: quando as pastilhas estão gastas, elas podem causar uma vibração no pedal do freio, que é transmitida para o volante e para o carro todo. Dessa forma, isso pode afetar o conforto e a estabilidade do veículo.

Luz do freio acesa no painel: alguns carros possuem um sensor que acende uma luz no painel quando as pastilhas estão gastas. Essa é uma forma simples e prática de alertar o motorista sobre a necessidade de trocar as pastilhas.

Riscos ao andar com pastilhas gastas

Andar com as pastilhas gastas pode trazer vários riscos para o carro e para o motorista, como:

Danos aos discos de freio: quando as pastilhas estão gastas, elas podem arranhar e desgastar os discos de freio, que são peças mais caras e difíceis de trocar. Além disso, os discos podem empenar ou rachar, comprometendo o funcionamento do sistema de freios. Falha no sistema de freios: quando as pastilhas estão gastas, elas podem perder a capacidade de gerar atrito e dissipar calor, fazendo com que o sistema de freios fique sobrecarregado e superaquecido. Isso pode causar uma falha no sistema de freios, que pode deixar de funcionar ou funcionar de forma irregular, colocando em risco a vida do motorista e dos passageiros.

Multas e infrações: andar com as pastilhas gastas é uma infração grave, que pode gerar multas e pontos na carteira de habilitação. Além disso, se a polícia parar o carro em uma blitz ou durante uma vistoria, ela pode reprovar e apreender o veículo.

Outros problemas que também causam barulho nos freios

Embora o barulho nos freios seja um dos principais sintomas de pastilhas gastas, outros problemas no sistema de freios ou nas rodas do carro também podem causá-lo. Alguns exemplos são:

Sujeira ou umidade nas pastilhas ou nos discos: às vezes, o barulho nos freios pode ser causado por sujeira ou umidade que se acumula nas pastilhas ou nos discos, como poeira, areia, lama ou água. Nesse caso, o barulho costuma ser temporário e desaparece após algumas frenagens.

Desalinhamento das pastilhas ou dos discos: às vezes, o barulho nos freios pode ser causado por um desalinhamento das pastilhas ou dos discos, que faz com que eles não entrem em contato de forma uniforme. Nesse caso, o barulho costuma ser constante e pode piorar com o tempo.

Falta de lubrificação das pinças ou dos rolamentos: às vezes, o barulho nos freios pode ser causado por uma falta de lubrificação das pinças ou dos rolamentos, que são peças que seguram as pastilhas e os discos nas rodas. Nesse caso, o barulho costuma ser um rangido ou um estalo que ocorre quando o carro está em movimento.

Conclusão

É óbvio que as pastilhas de freio são fundamentais para a sua segurança. Por isso, cuidar bem e realizar a troca no tempo certo evita que você tenha problemas na estrada. Assim como diminui a chance de ter que realizar uma manutenção mais cara, como a troca dos discos.

Gostou do conteúdo? Caso vá levar o carro na oficina por conta dessa barulho no seu freio, entenda aqui como escolher um bom mecânico. 😊

Mais sobre isso

como trocar a embreagem

Como trocar a embreagem do carro com acionamento por cabo

A embreagem é uma das peças mais importantes do carro, pois é responsável por transmitir a força do motor para a caixa de câmbio, permitindo ...

Ler Mais >
fluido para freio no caminhão

Fluido para freio no caminhão? Para que ele serve?

O fluido para freio é um componente essencial para a segurança e funcionamento do sistema de frenagem de um caminhão com sistema de freio hidráulico. ...

Ler Mais >
coxim do amortecedor

Coxim do amortecedor: o que é e como saber se está ruim

O coxim do amortecedor é uma peça fundamental para o funcionamento do sistema de suspensão do veículo, ele absorve choques e vibrações garantindo conforto e ...

Ler Mais >