Percebeu que a pastilha de freio está desgastando de forma irregular, com um lado mais fino que o outro? Isso não é normal — e pode indicar um problema sério no sistema de freio. Além de afetar o desempenho da frenagem, a pastilha de freio gastando torto, reduz a vida útil das peças e pode comprometer a segurança do veículo.
Portanto, neste artigo, você vai entender o que causa esse tipo de desgaste nas pastilhas e como resolver o problema de maneira segura e eficaz.
As pastilhas de freio trabalham em contato direto com o disco, e o desgaste natural faz parte do funcionamento. Entretanto, o problema começa quando esse desgaste acontece de forma irregular, com um dos lados da pastilha se desgastando muito mais que o outro, ou, gastando de maneira não uniforme.
Esse tipo de situação pode ocorrer por diferentes motivos — desde peças desalinhadas até falhas no sistema de pinça.
Veja os principais causadores desse problema:
As pinças de freio contam com dois pinos guias (ou deslizantes) que em seu funcionamento acionam as pastilhas de freio contra os discos. Esse movimento deve acontecer de forma uniforme durante a frenagem.
Se um desses pinos estiver travado, a pinça não consegue aplicar pressão de forma equilibrada nas duas pastilhas. O resultado? Uma delas se desgasta mais rápido.
O que fazer:
Mesmo com os pinos em bom estado, as próprias pastilhas podem travar na estrutura da pinça. Isso acontece quando há sujeira, ferrugem ou acúmulo de material nas guias onde a pastilha desliza.
Com a pastilha presa, ela não recua como deveria após a frenagem. Assim, fica em contato constante com o disco — e se desgasta mais de um lado.
O que fazer:
Se o disco estiver torto, com rebarbas ou muito fino, o atrito entre ele e a pastilha não acontece de forma uniforme. Isso causa vibração, ruído e desgaste irregular das pastilhas.
Além disso, um disco desgastado pode interferir no trabalho da pastilha, desgastando de forma irregular.
O que fazer:
O pistão da pinça empurra a pastilha contra o disco. Assim, se ele não retornar corretamente após a frenagem, a pastilha permanece pressionada de um lado — e se desgasta mais.
Isso pode ocorrer por oxidação interna, sujeira ou vedação danificada.
O que fazer:
Nem sempre o motorista percebe esse problema no dia a dia. Mas existem alguns sinais que ajudam a identificar:
Na revisão de freios, o mecânico pode observar a diferença de espessura entre as pastilhas e confirmar se o desgaste está acontecendo de forma irregular.
A melhor forma de evitar o desgaste torto é fazer uma manutenção preventiva no sistema de freios. Assim ,veja algumas dicas:
Portanto, ao trocar as pastilhas, verifique sempre o estado da pinça e do disco. Já que, trocar apenas a pastilha, sem olhar o restante do sistema, pode gerar problemas maiores no futuro.
Não. Se a pastilha estiver se desgastando de forma irregular, o sistema de freios não está funcionando como deveria. Assim, a frenagem fica menos eficiente, e o carro pode perder estabilidade em uma parada mais brusca.
Além disso, continuar rodando com o sistema assim pode:
A recomendação é simples: assim que notar o problema, leve o carro a uma oficina de confiança.
Portanto, quando a pastilha de freio está gastando torto, é sinal de que algo está desalinhado ou travando dentro do sistema. As causas mais comuns incluem pinos da pinça travados, pastilhas sem lubrificação adequada, discos empenados ou pistões com retorno comprometido.
Ignorar esse problema pode levar ao desgaste acelerado das peças, perda de eficiência e até risco de acidentes. Por isso, a prevenção sempre vale mais do que a correção.
Você está dirigindo, tudo parece normal, e de repente sente o volante começar a tremer. A primeira reação é estranheza. Depois, preocupação. Será que é ...
18 jul 2025
Ler Mais >A bomba de direção hidráulica é essencial para garantir conforto e segurança ao dirigir. Quando ela começa a apresentar problemas, o carro dá sinais claros ...
17 jul 2025
Ler Mais >No mundo do transporte de cargas, em que 65% (PNL, 2025) são feitos por meio de rodovias, cada litro de diesel e cada minuto na ...
16 jul 2025
Ler Mais >