Imagine esta cena: você está dirigindo pela cidade, o ponteiro de combustível já na reserva e a luz de alerta piscando no painel. Muitos motoristas deixam para abastecer na última hora, mas será que isso pode prejudicar o carro? Spoiler: sim, deixar que o tanque de combustível chegue na reserva prejudica seu carro e os danos podem ser maiores do que você imagina!
Vamos explicar como rodar com o tanque quase vazio afeta o funcionamento do veículo e por que é melhor evitar esse risco desnecessário.
Por que rodar com o tanque na reserva pode ser ruim?
1. Danos à bomba de combustível
A bomba de combustível depende do próprio combustível para se manter lubrificada e resfriada. Assim, quando o nível está muito baixo, ela acaba trabalhando “a seco”, o que pode aumentar o desgaste da peça e causar superaquecimento. Isso faz com que a bomba de combustível perca eficiência e, em alguns casos, pare de funcionar, gerando um conserto caro.
2. Sujeira acumulada no tanque
Com o tempo, pequenas partículas e impurezas podem se acumular no fundo do tanque. Quando você roda com pouco combustível, a bomba pode puxar essas sujeiras com o combustível. Isso pode entupir o filtro, prejudicando o fluxo de combustível para o motor, resultando em falhas e até dificuldade de ligar o carro.
3. Desempenho do motor
Rodar com o tanque na reserva pode afetar o desempenho do motor. Já que a pressão do sistema de combustível diminui, o que pode causar falhas na injeção de combustível. Isso afeta diretamente a eficiência do motor, fazendo o carro gastar mais e rodar de forma menos estável.
Como evitar esses problemas?
1. Abasteça com frequência
Evitar que o tanque fique muito vazio é a forma mais simples de prevenir danos. Portanto, uma boa prática é abastecer quando o nível estiver abaixo de 1/4. Assim, a bomba de combustível sempre terá uma quantidade adequada de líquido para funcionar corretamente.
2. Não ignore a luz de reserva
Quando a luz de alerta do combustível acender, não deixe para depois. Procure abastecer o mais rápido possível, pois isso evita que o sistema de combustível trabalhe com menos eficiência e previne danos a longo prazo.
3. Planeje suas viagens
Se você for viajar para lugares desconhecidos ou em áreas com poucos postos de gasolina, vale a pena planejar paradas para abastecer. Assim, você evita rodar na reserva e ficar sem combustível em uma área isolada.
Mitos sobre rodar na reserva
1. “A reserva dura muito tempo”
É comum ouvir motoristas dizendo que podem rodar muitos quilômetros após a luz de reserva acender. Embora isso varie de veículo para veículo, confiar demais nisso é um risco. A autonomia pode ser menor do que você imagina e deixar para abastecer na última hora pode resultar em pane seca.
2. “Rodar até o tanque esvaziar não causa problema”
Muitos acreditam que não há problema em rodar até o combustível acabar, mas isso pode danificar severamente a bomba de combustível. Além disso, ficar sem combustível no meio da rua ou estrada é uma situação que ninguém quer enfrentar.
3. “Pane seca gera infração de trânsito?”
Sim, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera a pane seca uma infração média. A penalidade para a pane seca é multa de R$ 130,16 e a adição de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O veículo também pode ser retido.
Conclusão
Rodar com o tanque na reserva pode parecer inofensivo, mas a longo prazo essa prática pode causar danos sérios ao seu veículo. Manter o tanque com um nível adequado de combustível não só evita problemas, como prolonga a vida útil de peças essenciais como a bomba de combustível e o sistema de injeção. Da próxima vez que a luz de alerta acender, não arrisque — procure um posto e abasteça antes que o barato saia caro!
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