11 set 2023

Vale a pena fazer revisão na concessionária ou na oficina?

Manutenção na concessionária ou oficina
Manutenção na concessionária ou oficina

Quando chega o momento de realizar a revisão do seu carro, muitos motoristas enfrentam a dúvida: vale a pena fazer revisão na concessionária ou na oficina? A revisão na concessionária pode oferecer mais garantias e técnicos especializados, porém, por um custo mais elevado. Enquanto isso, a oficina mecânica pode ser mais acessível e oferecer um atendimento personalizado. Neste texto, abordaremos detalhadamente as vantagens e desvantagens de cada escolha, oferecendo dicas valiosas para motoristas que precisam decidir entre a revisão na concessionária ou na oficina.

Revisão na Concessionária: Vantagens e Desvantagens

Optar por realizar a revisão do seu carro na concessionária pode trazer uma série de benefícios, mas também possui algumas desvantagens que devem ser consideradas. Aqui estão os principais pontos a serem analisados:

Vantagens:

  1. Peças originais:
    Primeiramente, as concessionárias utilizam peças 100% originais da montadora, garantindo a qualidade e compatibilidade com o veículo. Dessa forma, A peça que entra é sempre igual à que sai. Isso pode aumentar a vida útil do veículo e garantir melhor desempenho.
  2. Garantia do fabricante:
    No entanto, uma das maiores vantagens é a manutenção da garantia de fábrica. Realizar as revisões em uma concessionária autorizada garante que qualquer problema coberto pela garantia será solucionado sem custos adicionais, caso ainda esteja dentro do período de cobertura. Então, esse é um ponto importante a se levar em conta na compra de um carro 0 km.
  3. Mão de obra especializada:
    Os mecânicos das concessionárias são treinados e certificados pela fabricante, o que pode oferecer mais confiança no serviço prestado. Além disso, se o seu carro não for muito comum, eles podem ter inclusive mais experiência com ele do que um mecânico comum.
  4. Atualizações e recall:
    As concessionárias são as primeiras a serem informadas sobre atualizações e recalls, garantindo que seu veículo esteja sempre em dia com as correções recomendadas. Além disso, por causa de uma manutenção por recall, os custos são arcados pela concessionária, diferentemente do que acontece se você levar o carro para o conserto em uma oficina mecânica.

revisão na concessionária ou oficina

Desvantagens:

  1. Custo mais elevado:
    O principal ponto negativo é o custo. O preço da mão de obra e das peças nas concessionárias geralmente é mais elevado do que em oficinas independentes.
  2. Disponibilidade de horários:
    As concessionárias podem ter uma agenda mais concorrida, o que pode dificultar a marcação de horários para a revisão. Além disso, quem mora fora dos grandes centros pode ter que correr uma quantidade grande de quilômetros, em um deslocamento que deixa a revisão inviável.
  3. Falta de flexibilidade:
    As concessionárias podem ser mais rígidas em relação aos serviços oferecidos, não adaptando o serviço às necessidades específicas do cliente. Por exemplo, muitas concessionárias possuem horários de funcionamento pouco convenientes para os clientes.
  4. Querem te vender mais:
    Em algumas concessionárias, podem fazem uma pressão para realizar serviços adicionais que não sejam necessários no momento, aumentando ainda mais os custos.

Revisão na Oficina: O que Considerar

Vantagens:

  1. Custo mais baixo:
    As oficinas independentes geralmente oferecem preços mais competitivos para a mão de obra e para as peças, por isso pode ser atrativo para quem quer fazer a revisão e manutenção, mas não tem um orçamento muito alto para isso.
  2. Flexibilidade de escolha:
    Você pode optar por peças originais ou de outras marcas, contudo dependendo da sua preferência e orçamento. Nesse caso, vale a pena conhecer um pouco mais sobre as melhores fabricantes e as opções mais indicadas para cada peça.
  3. Agenda mais flexível:
    Oficinas independentes podem oferecer uma agenda mais flexível para a realização da revisão, facilitando o agendamento. Além disso, muitas delas estão na própria cidade do motorista, assim facilitando o deslocamento.
  4. Possibilidade de especialização:
    Algumas oficinas independentes se especializam em determinadas marcas ou modelos, então oferecendo conhecimento específico sobre seu veículo. Isso pode ser muito importante na hora de levar o seu carro mais “diferentão”.

revisão na concessionária ou oficina

Desvantagens:

  1. Garantia limitada:
    Realizar a revisão em uma oficina independente pode impactar a garantia de fábrica do veículo. Dessa forma, em alguns casos, a montadora pode se recusar a cobrir reparos futuros se a revisão não for feita em uma concessionária autorizada.
  2. Peças não originais:
    Uma desvantagem potencial é a variabilidade na qualidade das peças utilizadas. Algumas oficinas podem optar por peças de segunda linha ou não originais, o que pode afetar o desempenho e a longevidade do veículo. Uma saída é pedir para que a oficina compre a peça original no mercado de reposição e utilize na sua manutenção.

Dicas para Revisões em Oficinas

  1. Escolha uma oficina de confiança:
    Em primeiro lugar, procure referências e recomendações de oficinas de confiança. Sobretudo, verifique a reputação da oficina e certifique-se de que ela possui profissionais qualificados. Hoje em dia, existem sites e aplicativos que agregam as melhores opções perto de você.
  2. Solicite um orçamento detalhado:
    Antes de autorizar a realização da revisão, peça um orçamento detalhado com os serviços a serem realizados e o preço das peças e da mão de obra. Sobretudo, saber tudo detalhe por detalhe ajuda você a fazer a melhor escolha, sempre – e essa dica não vale só para revisão de carros ;).
  3. Prefira peças originais ou de qualidade comprovada:
    Principalmente opte por peças originais da montadora ou de marcas de qualidade comprovada. Peças de baixa qualidade podem comprometer o funcionamento do veículo.
  4. Mantenha um registro das revisões:
    Mantenha um registro detalhado das revisões e manutenções realizadas no veículo. Isso pode ser útil para acompanhar a vida útil das peças e facilitar futuras negociações de venda. Assim, se você mudar de mecânico, consegue passar tudo o que foi feito recentemente.

revisão na concessionária ou oficina

Afinal, Vale a Pena Fazer Revisão na Concessionária?

Decidir entre fazer a revisão na concessionária ou na oficina independente depende das suas prioridades e necessidades específicas, como destacamos ao longo deste artigo. Mas vamos simplificar para você.

Revisão na Concessionária

Por certo, optar pela revisão na concessionária é vantajoso se você valoriza a manutenção da garantia de fábrica, a utilização de peças originais e o serviço especializado de técnicos treinados pela montadora. A qualidade garantida e o histórico de revisão atualizado podem aumentar o valor de revenda do veículo. Esta escolha é ideal se:

  • Seu carro ainda está na garantia.
  • Você prefere a segurança de usar peças originais.
  • Busca manter ou aumentar o valor de revenda do veículo.
  • Está disposto a pagar um preço mais alto por esses benefícios.

Revisão na Oficina

Por outro lado, realizar a revisão em uma oficina mecânica independente pode ser a melhor opção se você procura economia e flexibilidade. As oficinas tendem a ser mais acessíveis e podem oferecer um atendimento mais personalizado. Esta escolha é ideal se:

  • Seu carro já está fora da garantia de fábrica.
  • Você deseja economizar nos custos de manutenção.
  • Está aberto a usar peças alternativas que podem ser mais baratas.
  • Prefere um atendimento mais ágil e flexível.

Conclusão

A revisão na concessionária ou oficina têm suas próprias vantagens e desvantagens. A escolha entre elas deve ser baseada no que é mais importante para você: se a manutenção da garantia e a qualidade garantida são prioridades, a concessionária é a melhor opção. Se, no entanto, você busca reduzir custos e precisa de flexibilidade, a oficina mecânica independente pode ser a escolha mais adequada. Então, avalie suas prioridades e faça a decisão que melhor atende às suas necessidades e às do seu veículo.

Mais sobre isso

Pivô de suspensão: como funciona, o que é e quando trocar?

O pivô de suspensão é um componente essencial no sistema de suspensão, ele conecta a suspensão ao braço de controle do veículo, garantindo estabilidade e ...

Ler Mais >
fluido para freio no caminhão

Fluido para freio no caminhão? Para que ele serve?

O fluido para freio é um componente essencial para a segurança e funcionamento do sistema de frenagem de um caminhão com sistema de freio hidráulico. ...

Ler Mais >
coxim do amortecedor

Coxim do amortecedor: o que é e como saber se está ruim

O coxim do amortecedor é uma peça fundamental para o funcionamento do sistema de suspensão do veículo, ele absorve choques e vibrações garantindo conforto e ...

Ler Mais >