Percebeu que a pastilha de freio está desgastando de forma irregular, com um lado mais fino que o outro? Isso não é normal — e pode indicar um problema sério no sistema de freio. Além de afetar o desempenho da frenagem, a pastilha de freio gastando torto, reduz a vida útil das peças e pode comprometer a segurança do veículo.
Portanto, neste artigo, você vai entender o que causa esse tipo de desgaste nas pastilhas e como resolver o problema de maneira segura e eficaz.
Por que a pastilha de freio pode gastar de forma irregular?
As pastilhas de freio trabalham em contato direto com o disco, e o desgaste natural faz parte do funcionamento. Entretanto, o problema começa quando esse desgaste acontece de forma irregular, com um dos lados da pastilha se desgastando muito mais que o outro, ou, gastando de maneira não uniforme.
Esse tipo de situação pode ocorrer por diferentes motivos — desde peças desalinhadas até falhas no sistema de pinça.
Veja os principais causadores desse problema:

1. Pino da pinça travado
As pinças de freio contam com dois pinos guias (ou deslizantes) que em seu funcionamento acionam as pastilhas de freio contra os discos. Esse movimento deve acontecer de forma uniforme durante a frenagem.
Se um desses pinos estiver travado, a pinça não consegue aplicar pressão de forma equilibrada nas duas pastilhas. O resultado? Uma delas se desgasta mais rápido.
O que fazer:
- Verifique se os pinos estão com boa lubrificação.
- Substitua os pinos se houver desgaste, ferrugem ou empenamento.
- Use a graxa adequada (específica para sistema de freios) ao remontar.
2. Pastilhas travando na pinça
Mesmo com os pinos em bom estado, as próprias pastilhas podem travar na estrutura da pinça. Isso acontece quando há sujeira, ferrugem ou acúmulo de material nas guias onde a pastilha desliza.
Com a pastilha presa, ela não recua como deveria após a frenagem. Assim, fica em contato constante com o disco — e se desgasta mais de um lado.
O que fazer:
- Retire as pastilhas e limpe a área onde elas se movimentam.
- Remova resíduos com escova de aço e reaplique graxa apropriada.
- Evite o uso de lubrificantes comuns (como graxa branca), pois eles não suportam as altas temperaturas do sistema.
3. Desgaste ou empenamento do disco de freio
Se o disco estiver torto, com rebarbas ou muito fino, o atrito entre ele e a pastilha não acontece de forma uniforme. Isso causa vibração, ruído e desgaste irregular das pastilhas.
Além disso, um disco desgastado pode interferir no trabalho da pastilha, desgastando de forma irregular.

O que fazer:
- Verifique se o disco apresenta empenamento.
- Faça a medição da espessura e compare com o limite mínimo especificado pelo fabricante.
- Se necessário, substitua o disco ou realize a retífica, caso ainda esteja dentro dos limites.
4. Cilindro da pinça preso ou com retorno lento
O pistão da pinça empurra a pastilha contra o disco. Assim, se ele não retornar corretamente após a frenagem, a pastilha permanece pressionada de um lado — e se desgasta mais.
Isso pode ocorrer por oxidação interna, sujeira ou vedação danificada.
O que fazer:
- Retire a pinça e verifique o movimento do pistão.
- Em casos mais graves, troque o reparo da pinça ou a pinça completa.
- Nunca use ferramentas para forçar o pistão de volta, pois isso pode danificá-lo.
Como identificar se pastilha de freio está gastando torto?
Nem sempre o motorista percebe esse problema no dia a dia. Mas existem alguns sinais que ajudam a identificar:
- Frenagem puxando para um lado
- Ruídos metálicos ao frear
- Desgaste visível diferente entre as duas pastilhas
- Sensação de freio “falhando” ou com pedal mais fundo
Na revisão de freios, o mecânico pode observar a diferença de espessura entre as pastilhas e confirmar se o desgaste está acontecendo de forma irregular.

Como evitar esse tipo de desgaste?
A melhor forma de evitar o desgaste torto é fazer uma manutenção preventiva no sistema de freios. Assim ,veja algumas dicas:
- Realize inspeções regulares nas pinças, discos e pastilhas
- Lubrifique os pinos e guias sempre que trocar as pastilhas
- Use peças de boa qualidade e evite marcas desconhecidas
- Fique atento a ruídos e variações no pedal de freio
- Evite andar com o freio “colando” ou com pastilhas muito gastas
- Substitua o fluido de freio conforme recomendação do manual de serviço ou a cada 12 meses.
Portanto, ao trocar as pastilhas, verifique sempre o estado da pinça e do disco. Já que, trocar apenas a pastilha, sem olhar o restante do sistema, pode gerar problemas maiores no futuro.
Pode continuar rodando com a pastilha gasta de forma irregular?
Não. Se a pastilha estiver se desgastando de forma irregular, o sistema de freios não está funcionando como deveria. Assim, a frenagem fica menos eficiente, e o carro pode perder estabilidade em uma parada mais brusca.
Além disso, continuar rodando com o sistema assim pode:
- Danificar o disco de forma irreversível
- Sobrecarregar os outros componentes do freio
- Comprometer a segurança do veículo
A recomendação é simples: assim que notar o problema, leve o carro a uma oficina de confiança.
Portanto, quando a pastilha de freio está gastando torto, é sinal de que algo está desalinhado ou travando dentro do sistema. As causas mais comuns incluem pinos da pinça travados, pastilhas sem lubrificação adequada, discos empenados ou pistões com retorno comprometido.
Ignorar esse problema pode levar ao desgaste acelerado das peças, perda de eficiência e até risco de acidentes. Por isso, a prevenção sempre vale mais do que a correção.