

Frear um carro parece simples “é só pisar no pedal “. Mas por trás desse gesto, há um sistema complexo em ação, e o fluido de freio é uma peça essencial nesse processo. Apesar de ser pouco lembrado, ele é fundamental para garantir uma frenagem eficiente. Existem diferentes tipos, como DOT 3, DOT 4 e DOT 5, e suas variações e cada veículo exige uma versão diferente, por isso é muito importante fazer a troca correta.
O fluido para freios transmite a força da sua pisada no pedal de freio para as rodas, permitindo que o veículo desacelere ou pare com segurança. Como o sistema de freio funciona de forma hidráulica (hidro é água em grego), é preciso um fluido para que ele desempenhe seu papel. Quando você pisa no pedal de freio, a pressão é aplicada ao fluido para freio DOT 3, DOT 4, DOT5 ou suas variações, que se comportam como mensageiros, transmitindo essa pressão através das tubulações do sistema de freios.
Essa pressão ativa e pressiona as pastilhas ou sapatas de freio contra os discos ou tambores de freio, gerando atrito suficiente para reduzir a velocidade das rodas. Assim, o veículo desacelera ou para com segurança, permitindo ao motorista ter controle sobre o movimento do automóvel.
Vale lembrar que o fluido para freios também lubrifica e resfria os componentes do sistema de freios, garantindo seu bom funcionamento e prolongando sua vida útil.
Quando falamos em fluido para freios, temos 5 tipos diferentes. São eles:
O fluido para freios DOT 3 é um dos tipos mais comuns e amplamente utilizados em diversos veículos. Ele é um fluido à base de glicol e possui um ponto de ebulição relativamente baixo. Por esse motivo, requer trocas geralmente a cada dois anos, para evitar a formação de bolhas de vapor que possam comprometer a eficiência da frenagem.
O fluido para freios DOT 4 é semelhante ao DOT 3 em composição, mas possui um ponto de ebulição mais alto, o que lhe confere maior resistência à formação de bolhas de vapor em sistemas de freios mais exigentes.
O fluido DOT 4 LV (Low Viscosity) é uma opção avançada e eficiente para sistemas de freios em veículos modernos. Esse fluido para freios possui uma viscosidade mais baixa em comparação com a do DOT 3, o que proporciona benefícios adicionais em termos de desempenho e resistência ao calor.
O fluido para freios DOT 5 difere do DOT 3 e do DOT 4 por ser à base de silicone, o que lhe confere características distintas. O silicone pode ser usado em países de baixíssimas temperaturas, evitando o congelamento do mesmo. É menos higroscópico, o que significa que não absorve água do ar, mas ainda assim pede atenção especial em sua aplicação e troca.
O fluido para freios DOT 5.1 é com composição semelhante à dos fluidos DOT 3 e DOT 4, mas com um ponto de ebulição mais alto, que resulta em maior resistência a altas temperaturas.
O fluido para freios mineral, também conhecido como LHM (Liquide Hydraulique Minéral), é um tipo diferente de fluido para freios, amplamente utilizado em sistemas hidráulicos de algumas marcas de veículos, principalmente de fabricantes europeus.
A escolha do fluido de freio adequado é essencial para o bom funcionamento do sistema de frenagem e a segurança do veículo. Cada tipo de fluido tem características específicas para diferentes aplicações. Além disso, a troca correta e periódica garante a eficiência do sistema, evita retrabalho e prolonga a vida útil dos componentes.
Durante a manutenção, é importante seguir as recomendações do fabricante quanto ao tipo de fluido e contar com uma oficina de confiança e profissionais qualificados. Usar produtos de má qualidade, esquecer a troca ou não remover totalmente o fluido antigo pode causar falhas graves, como perda de eficiência e até acidentes.
A troca periódica do fluido para freios também é fundamental para evitar a formação de água em seu interior, o que pode levar à corrosão de componentes do sistema de freios e à perda de eficiência na frenagem. Além disso, fluidos contaminados ou incompatíveis podem danificar selos e outras partes do sistema, resultando em vazamentos e problemas de funcionamento.
Em resumo, entender as diferenças entre os fluidos de freio e realizar a troca conforme as especificações do fabricante é uma medida preventiva que assegura a segurança e o bom desempenho do sistema de frenagem. A manutenção correta do fluido representa um investimento na segurança dos ocupantes e na durabilidade dos componentes do sistema. Por isso, é fundamental contar com um profissional qualificado para garantir o uso do fluido adequado e a execução correta do procedimento, mantendo a eficiência e a confiabilidade dos freios.
O sistema de arrefecimento é essencial para manter o motor na temperatura ideal de trabalho. Pois sem ele, o motor superaquece e sofre danos graves. ...
29 ago 2025
Ler Mais >
Se o ar-condicionado do seu carro parou de gelar ou tem soltado mau cheiro, é sinal de que a manutenção está atrasada. A manutenção do ...
28 ago 2025
Ler Mais >
Quando você pisa no pedal do freio, já pensou em tudo o que acontece até o carro realmente parar? O sistema de freio é um ...
27 ago 2025
Ler Mais >