A água do radiador é um componente essencial para o bom funcionamento do motor do seu carro. Ela é uma mistura de água desmineralizada de aditivos químicos, também conhecida como liqído de arrefecimento. Mas você sabe o que ela é, como ela funciona e qual o nível ideal para mantê-la? Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a água do radiador, desde a sua composição até os problemas causados pela falta ou pelo excesso deste item. Confira!
O que é a água do radiador?
A água do radiador é o nome popular dado ao líquido de arrefecimento, que é uma mistura de água desmineralizada e aditivos químicos, como o etilenoglicol. Essa mistura tem a função de resfriar o motor do carro, que gera muito calor durante a combustão do combustível.
A água circula pelo sistema de arrefecimento, que é composto pelo radiador, pela bomba d’água, pelo termostato, pelo reservatório de expansão e pelas mangueiras. O sistema de arrefecimento é responsável por manter a temperatura ideal do motor, que varia entre 80 °C e 100 °C, dependendo do modelo do carro.
Como funciona a água do radiador?
A água funciona da seguinte forma:
- Quando o motor está frio, o termostato fica fechado, impedindo a circulação da água pelo motor. Isso faz com que o motor aqueça mais rápido e atinja a temperatura ideal de funcionamento.
- Quando o motor está quente, o termostato se abre, permitindo a circulação da água do radiador pelo motor. A água absorve o calor do motor e o leva até o radiador, que é uma peça formada por tubos e aletas, localizada na frente do carro.
- Dentro do radiador a água passa pelos tubos e é resfriada pelo ar que entra pela grade do carro. O ar também passa pelas aletas, que aumentam a superfície de contato e a troca de calor. Assim, a água perde calor para o ar e volta para o motor, em um ciclo contínuo.
Qual o nível ideal da água do radiador?
O nível ideal da água é aquele que fica entre as marcas de mínimo e máximo do reservatório de expansão, que é uma peça transparente e com tampa, onde fica armazenada a água do radiador. O reservatório de expansão tem essas marcas para indicar o nível adequado da água do radiador, podendo variar de acordo com a temperatura do motor.
Quando o motor está frio, a água do radiador se contrai e o nível fica mais baixo. Quando o motor está quente, a água se expande e o nível fica mais alto. Por isso, o nível ideal da água do radiador deve ser verificado com o motor frio, de preferência pela manhã, antes de ligar o carro.
Para verificar o nível da água do radiador, basta olhar o reservatório de expansão e ver se a água está entre as marcas de mínimo e máximo. Se estiver abaixo do mínimo, é preciso completar o nível com a mesma mistura de água desmineralizada e aditivo químico. Se estiver acima do máximo, então é preciso retirar o excesso com uma mangueira ou uma seringa.
Os problemas causados pela falta ou pelo excesso do líquidido de arrefecimento
A falta ou o excesso de água podem causar diversos problemas para o seu carro, como:
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Superaquecimento do motor:
Se a água estiver abaixo do nível mínimo, o sistema de arrefecimento não vai funcionar corretamente, assim o motor vai ficar mais quente do que o normal. Por isso, pode levar à perda de potência, à queima da junta do cabeçote, à deformação de peças ou até mesmo ao travamento do motor.
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Corrosão do sistema de arrefecimento:
Caso a água esteja acima do nível máximo, o sistema de arrefecimento vai ficar sob pressão excessiva, assim a água vai vazar pelas tampas ou pelas mangueiras. Isso pode levar à corrosão dos componentes metálicos do sistema de arrefecimento, como o radiador, a bomba d’água e o termostato.
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Congelamento do líquido de arrefecimento:
Se não for respeitada a proporção correta de aditivo químico, ela pode congelar em temperaturas muito baixas, assim impedindo a circulação do líquido de arrefecimento pelo motor. Isso pode levar à ruptura de peças do sistema de arrefecimento, como o radiador, o reservatório de expansão e as mangueiras.
Como resolver os problemas causados pela falta ou pelo excesso de água no radiador?
Para resolver os problemas causados pela falta ou pelo excesso de água, é preciso seguir algumas recomendações, como:
- Verifique o nível da água periodicamente, de preferência a cada 15 dias ou antes de viagens longas, e complete ou retire o líquido de arrefecimento conforme necessário.
- Troque a água regularmente, de acordo com as especificações do fabricante do carro, que podem variar entre 20 mil e 60 mil quilômetros, ou entre um e três anos.
- Use a mistura adequada de água desmineralizada e aditivo químico. Siga as orientações do fabricante do carro, que podem variar entre 40% e 60% de aditivo químico na água.
- Faça a limpeza do sistema de arrefecimento sempre que trocar a água. Use um produto específico para remover as impurezas e os resíduos que podem prejudicar o funcionamento do sistema de arrefecimento.
- Inspecione o estado das peças do sistema de arrefecimento, como o radiador, a bomba d’água, o termostato, o reservatório de expansão e as mangueiras e verifique se há vazamentos, rachaduras, corrosão ou desgaste. Se houver algum problema, as peças devem ser reparadas ou substituídas.
Conclusão:
Agora você já sabe o que é a água do radiador, como ela funciona e qual o nível ideal para o seu carro. Esperamos que você tenha ficado mais informado e consciente sobre esse assunto. Até a próxima!