30 maio 2024

Água do radiador: o que é e qual o nível ideal para o seu carro

água do radiador
água do radiador

A água do radiador é um componente essencial para o bom funcionamento do motor do seu carro. Ela é uma mistura de água desmineralizada de aditivos químicos, também conhecida como liqído de arrefecimento. Mas você sabe o que ela é, como ela funciona e qual o nível ideal para mantê-la? Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a água do radiador, desde a sua composição até os problemas causados pela falta ou pelo excesso deste item. Confira!

Agua do Radiador

O que é a água do radiador?

A água do radiador é o nome popular dado ao líquido de arrefecimento, que é uma mistura de água desmineralizada e aditivos químicos, como o etilenoglicol. Essa mistura tem a função de resfriar o motor do carro, que gera muito calor durante a combustão do combustível.

A água circula pelo sistema de arrefecimento, que é composto pelo radiador, pela bomba d’água, pelo termostato, pelo reservatório de expansão e pelas mangueiras. O sistema de arrefecimento é responsável por manter a temperatura ideal do motor, que varia entre 80 °C e 100 °C, dependendo do modelo do carro.

Como funciona a água do radiador?

A água funciona da seguinte forma:

  • Quando o motor está frio, o termostato fica fechado, impedindo a circulação da água pelo motor. Isso faz com que o motor aqueça mais rápido e atinja a temperatura ideal de funcionamento.
  • Quando o motor está quente, o termostato se abre, permitindo a circulação da água do radiador pelo motor. A água absorve o calor do motor e o leva até o radiador, que é uma peça formada por tubos e aletas, localizada na frente do carro.
  • Dentro do radiador a água passa pelos tubos e é resfriada pelo ar que entra pela grade do carro. O ar também passa pelas aletas, que aumentam a superfície de contato e a troca de calor. Assim, a água perde calor para o ar e volta para o motor, em um ciclo contínuo.

Qual o nível ideal da água do radiador?

O nível ideal da água é aquele que fica entre as marcas de mínimo e máximo do reservatório de expansão, que é uma peça transparente e com tampa, onde fica armazenada a água do radiador. O reservatório de expansão tem essas marcas para indicar o nível adequado da água do radiador, podendo variar de acordo com a temperatura do motor.

Quando o motor está frio, a água do radiador se contrai e o nível fica mais baixo. Quando o motor está quente, a água se expande e o nível fica mais alto. Por isso, o nível ideal da água do radiador deve ser verificado com o motor frio, de preferência pela manhã, antes de ligar o carro.

Para verificar o nível da água do radiador, basta olhar o reservatório de expansão e ver se a água está entre as marcas de mínimo e máximo. Se estiver abaixo do mínimo, é preciso completar o nível com a mesma mistura de água desmineralizada e aditivo químico. Se estiver acima do máximo, então é preciso retirar o excesso com uma mangueira ou uma seringa.

Agua do Radiador

Os problemas causados pela falta ou pelo excesso do líquidido de arrefecimento

A falta ou o excesso de água podem causar diversos problemas para o seu carro, como:

  • Superaquecimento do motor:

Se a água estiver abaixo do nível mínimo, o sistema de arrefecimento não vai funcionar corretamente, assim o motor vai ficar mais quente do que o normal. Por isso, pode levar à perda de potência, à queima da junta do cabeçote, à deformação de peças ou até mesmo ao travamento do motor.

  • Corrosão do sistema de arrefecimento:

Caso a água esteja acima do nível máximo, o sistema de arrefecimento vai ficar sob pressão excessiva, assim a água vai vazar pelas tampas ou pelas mangueiras. Isso pode levar à corrosão dos componentes metálicos do sistema de arrefecimento, como o radiador, a bomba d’água e o termostato.

  • Congelamento do líquido de arrefecimento:

Se não for respeitada a proporção correta de aditivo químico, ela pode congelar em temperaturas muito baixas, assim impedindo a circulação do líquido de arrefecimento pelo motor. Isso pode levar à ruptura de peças do sistema de arrefecimento, como o radiador, o reservatório de expansão e as mangueiras.

Agua do Radiador

Como resolver os problemas causados pela falta ou pelo excesso de água no radiador?

Para resolver os problemas causados pela falta ou pelo excesso de água, é preciso seguir algumas recomendações, como:

  • Verifique o nível da água periodicamente, de preferência a cada 15 dias ou antes de viagens longas, e complete ou retire o líquido de arrefecimento conforme necessário.
  • Troque a água regularmente, de acordo com as especificações do fabricante do carro, que podem variar entre 20 mil e 60 mil quilômetros, ou entre um e três anos.
  • Use a mistura adequada de água desmineralizada e aditivo químico. Siga as orientações do fabricante do carro, que podem variar entre 40% e 60% de aditivo químico na água.
  • Faça a limpeza do sistema de arrefecimento sempre que trocar a água. Use um produto específico para remover as impurezas e os resíduos que podem prejudicar o funcionamento do sistema de arrefecimento.
  • Inspecione o estado das peças do sistema de arrefecimento, como o radiador, a bomba d’água, o termostato, o reservatório de expansão e as mangueiras e verifique se há vazamentos, rachaduras, corrosão ou desgaste. Se houver algum problema, as peças devem ser reparadas ou substituídas.

Conclusão:

Agora você já sabe o que é a água do radiador, como ela funciona e qual o nível ideal para o seu carro. Esperamos que você tenha ficado mais informado e consciente sobre esse assunto. Até a próxima!

Mais sobre isso

Dirigir descalço dá multa? Descubra se é permitido e os riscos

Dirigir descalço dá multa? Esta é uma dúvida comum entre os motoristas. A resposta é não, dirigir descalço não resulta em multa, segundo o Código ...

Ler Mais >

Pedal do freio borrachudo? O que pode ser?

Você já pressionou o pedal do freio e sentiu ele mais macio ou “borrachudo” do que o normal? Isso pode ser um sinal de problema ...

Ler Mais >

Pivô de suspensão: como funciona, o que é e quando trocar?

O pivô de suspensão é um componente essencial no sistema de suspensão, ele conecta a suspensão ao braço de controle do veículo, garantindo estabilidade e ...

Ler Mais >