A calota é um acessório que cobre a roda do carro, dando um aspecto mais bonito e protegendo-a de sujeira e danos. Há duas maneiras de colocar a calota no carro, por meio da fixação por encaixe ou fixação por parafusos. Ela pode ser uma escolha inteligente para os donos de carro que buscam uma facilidade maior na manutenção, personalização, limpeza e conservação.
O que é a calota?
A calota é uma peça plástica ou metálica que se encaixa na roda do carro, cobrindo o aro e os parafusos. A calota tem a função de embelezar a roda, dando um aspecto mais sofisticado e harmonioso ao carro. Além disso, a calota tem a função de proteger a roda, evitando que ela fique exposta à poeira, à lama, à água, ao sal e a outros agentes corrosivos.
A calota pode ter diferentes cores, formatos, tamanhos e estilos, conforme o gosto e a necessidade do proprietário do carro. Existem calotas que imitam as rodas de liga leve, que são mais caras e resistentes, e calotas que têm desenhos personalizados, que expressam a personalidade e a criatividade do dono do carro.
Como colocar a calota no carro?
Colocar a calota no carro é uma tarefa simples, que pode ser feita em casa, sem a necessidade de ferramentas ou de profissionais especializados.
No geral, existem dois tipos de fixação de calota:
- Fixação por encaixe, na qual a calota contém um aro de metal na parte interna.
- Fixação por parafusos. Neste modelo, é necessário soltar alguns parafusos da roda para poder efetuar a montagem.
Para isso, basta seguir os seguintes passos:
- Escolha a calota adequada para o seu carro, verificando o tamanho, o modelo e a compatibilidade da peça com a roda do seu veículo. Você pode comprar a calota em lojas de autopeças ou pela internet, mas confira as especificações e as recomendações do fabricante.
- Limpe a roda do seu carro, removendo a sujeira, gordura e umidade que possam prejudicar a fixação da calota. Você pode usar um pano úmido, detergente neutro e escova macia para fazer a limpeza.
- Alinhe a calota com a roda do carro, observando os furos e os encaixes da peça. A calota deve ficar centralizada e nivelada com a roda, sem folgas ou sobras. Em alguns modelos de calota, pode haver um ponto de referência para alinhamento com o bico de calibragem do pneu. Observe antes da montagem esse detalhe.
- Se o modelo da calota é de pressão, basta pressionar a calota contra a roda do seu carro, fazendo uma força moderada e uniforme até ouvir um clique. Esse som indica que a calota está presa e segura na roda. Você pode usar as mãos ou os pés para fazer a pressão, mas cuidado para não danificar ou arranhar a calota.
- Verifique se a calota está bem fixada, puxando-a levemente pelas bordas. Se a calota não se soltar ou se mover, significa que ela está bem colocada e pronta para rodar. Se a calota se soltar ou se mover, significa que ela precisa ser ajustada.
- Para modelos de calota fixada por parafuso ou porca, a fixação também é simples, basta remover os 3 parafusos ou porcas da roda e encaixar a calota, observando que o maior diâmetro de um dos furos da calota deve ser encaixado no parafuso ou porca fixada na roda. Feito isso, recoloque os parafusos ou porcas e efetue o aperto final.
Por que alguns carros têm rodas com calotas e outros não?
Alguns carros têm rodas com calotas e outros não porque existem diferentes tipos de rodas, que podem ser de ferro ou de liga leve. As rodas de ferro são mais simples, baratas e pesadas, e vêm geralmente com calotas para melhorar a aparência e a proteção do carro. As rodas de liga leve são mais sofisticadas, caras e leves, e geralmente não precisam de calotas, pois já têm um design mais bonito e resistente.
Quais são as vantagens e desvantagens de uma roda com calota?
Uma roda com calota tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas na hora de escolher o tipo de roda ideal para o seu carro. Veja a seguir:
Vantagens de uma roda com calota
- É mais barata do que uma roda de liga leve, por ter um custo de produção e de manutenção menor.
- É mais fácil de trocar ou personalizar, pois tem uma variedade maior de modelos e de cores de calotas disponíveis no mercado.
- É mais fácil de limpar e conservar, pois tem uma superfície lisa e impermeável, que não acumula sujeira ou oxidação.
Desvantagens de uma roda com calota
- É mais pesada do que uma roda de liga leve, pois tem um material mais denso e uma peça a mais na roda, afetando o desempenho e o consumo do carro.
- É mais frágil do que uma roda de liga leve, pois tem uma resistência menor aos impactos e às deformações, podendo quebrar ou soltar com mais facilidade.
- É menos bonita do que uma roda de liga leve, pois tem um aspecto mais simples e genérico, que não valoriza tanto o estilo e a elegância do carro.
Conclusão:
Agora que você já sabe o que é a calota, como colocá-la no carro, porque alguns carros têm rodas com calotas e outros não, e quais as vantagens e as desvantagens de uma roda com calota, esperamos que você tenha ficado mais informado e consciente sobre esse assunto.