Pisca uma luz no painel, você decide ler o manual ou o vendedor da concessionária começa a enchê-lo de linguajar técnico na esperança de empurrá-lo para um modelo mais caro. Em todas essas ocasiões, você se depara com um monte de siglas e poucas delas são populares, no entanto, você fica se perguntando “ABS, ESP, EBD: o que significam essas siglas no meu carro?”.
Essas siglas são, simplesmente, abreviações de componentes e tecnologias que o seu carro possui e que podem melhorar o seu desempenho, a sua segurança e o seu conforto. Neste artigo, vamos explicar o significado das siglas ABS, ESP e EBD, que são três sistemas muito importantes para o sistema de freios do seu carro. Além disso, vamos trazer um glossário com outras siglas comuns no mercado de automóveis brasileiro. E, já que estamos falando de carro, bora?
ABS: Anti-lock Braking System
ABS é a sigla em inglês para Sistema Antitravamento dos Freios. Esse sistema evita que as rodas do carro travem quando você pisa no freio com muita força, em situações de emergência ou de baixa aderência do solo. Assim, ele permite que você mantenha o controle do carro e possa desviar de obstáculos, reduzindo a distância de frenagem, no entanto, evitando derrapagens e acidentes.
O ABS funciona por meio de sensores que monitoram a velocidade das rodas e enviam sinais para uma central eletrônica, que controla a pressão do fluido de freio nas pinças. Quando os sensores detectam que uma ou mais rodas estão prestes a travar, a central eletrônica reduz a pressão do fluido de freio naquela roda, fazendo com que ela gire novamente. Por fim, esse processo se repete várias vezes por segundo, até que o carro pare ou até que você solte o pedal do freio.
Quando o ABS está funcionando, você pode sentir uma vibração ou um pulsar no pedal do freio. Isso é normal e indica que o sistema está atuando. Nesse caso, você deve manter a pressão no pedal do freio e não bombeá-lo, pois isso pode prejudicar o funcionamento do ABS.
ESP: Electronic Stability Program
ESP é a sigla em inglês para Programa Eletrônico de Estabilidade. Esse sistema ajuda a manter a estabilidade do carro em curvas, mudanças bruscas de direção ou situações de perda de tração das rodas. Ele evita que o carro saia da trajetória desejada pelo motorista, corrigindo possíveis derrapagens ou saídas de traseira. O ESP funciona por meio de sensores que monitoram a velocidade das rodas, a direção do volante, a aceleração lateral e a rotação do carro. Esses sensores enviam sinais para uma central eletrônica, que compara os dados com os parâmetros preestabelecidos para cada situação. Em resumo, quando os sensores detectam que o carro está saindo da trajetória desejada pelo motorista, a central eletrônica atua nos freios e no motor, reduzindo a potência ou aplicando força de frenagem em uma, ou mais rodas. Isso faz com que o carro volte ao curso correto.
Quando o ESP está funcionando, você pode ver uma luz piscando no painel. Nesse caso, você deve manter a calma e seguir as orientações do sistema, sem fazer movimentos bruscos no volante ou nos pedais.
EBD: Electronic Brakeforce Distribution
EBD é a sigla em inglês para Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem. Esse sistema distribui a força de frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras do carro, conforme as condições de carga, velocidade e aderência do solo. Sobretudo, ele melhora a eficiência dos freios e evita que as rodas traseiras travem antes das dianteiras, causando instabilidade no carro.
O EBD funciona por meio de sensores que monitoram a velocidade das rodas e a pressão do fluido de freio nas pinças. Esses sensores enviam sinais para uma central eletrônica, que controla a pressão do fluido de freio nas rodas traseiras, aumentando ou diminuindo conforme a necessidade. Assim, o EBD consegue equilibrar a força de frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras, otimizando o desempenho dos freios.
Quando o EBD está funcionando, você não percebe nenhuma diferença no pedal do freio ou no comportamento do carro. O EBD é um sistema silencioso e discreto, que atua em conjunto com o ABS e o ESP, melhorando a segurança e a estabilidade do carro.
Engrossando a sopa de letrinhas
Além das siglas ABS, ESP e EBD, existem outras siglas que você pode encontrar no seu carro ou no mercado de automóveis brasileiro por exemplo:
● ASR: Anti-Slip Regulation. É um sistema que evita que as rodas patinem em acelerações ou retomadas de velocidade, reduzindo a potência do motor ou aplicando força de frenagem nas rodas que estão perdendo tração.
● BAS: Brake Assist System. É um sistema que reconhece uma situação de frenagem de emergência e aumenta a pressão do fluido de freio nas pinças. Eventualmente, reduz a distância de frenagem, evitando colisões.
● CBC: Cornering Brake Control. É um sistema que distribui a força de frenagem entre as rodas internas e externas em curvas. Assim, evita que o carro perca a estabilidade ou saia da trajetória.
● EBA: Emergency Brake Assist. É um sistema que aciona os freios automaticamente quando detecta uma situação de risco iminente de colisão, não só reduzindo a velocidade do carro como também parando-o completamente.
● ECO: Economy. É um modo de condução que reduz o consumo de combustível e as emissões de poluentes, alterando o funcionamento do motor, da transmissão e dos sistemas auxiliares do carro.
● TCS: Traction Control System. É um sistema que evita que as rodas percam tração em pisos escorregadios ou irregulares, não apenas reduzindo a potência do motor, como também aplicando força de frenagem nas rodas que estão girando em falso.
Conclusão
As siglas ABS, ESP e EBD são três sistemas muito importantes para o sistema de freios do seu carro. Em conclusão, elas melhoram o desempenho, a segurança e o conforto do seu veículo, evitando travamentos, derrapagens e saídas de traseira.
Além disso, existem outras siglas que você pode encontrar no seu carro ou no mercado de automóveis brasileiro, que representam componentes e tecnologias que o seu carro possui. Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Curtiu o conteúdo? Compartilhe-o nas suas redes sociais!