Pare tudo o que você está fazendo, ou melhor, freie! Neste post, você vai conferir as diferenças entre o freio ABS e o a disco. Ambos desempenham um papel fundamental na segurança de sua condução, mas suas funções e operações são distintas. O freio ABS é um sistema de controle que evita o travamento das rodas durante a frenagem, enquanto o freio a disco refere-se ao tipo de componentes usados no sistema de freio.
Você vai entender a fundo a diferença entre eles, como funcionam, e por que os carros no Brasil vêm obrigatoriamente com freio ABS desde 2014. Confira!
O funcionamento do freio ABS e do freio a disco é baseado na hidráulica, ou seja, na transmissão de força por meio de um fluido incompressível. Quando o motorista pisa no pedal do freio, ele aciona um cilindro mestre que bombeia o fluido de freio para os cilindros das rodas por meio de tubulações. Nos cilindros das rodas, o fluido de freio pressiona as pastilhas contra os discos, gerando atrito e diminuindo a velocidade das rodas.
No entanto, a diferença entre o freio ABS e o freio a disco convencional está na presença dos sensores eletrônicos e da unidade de controle no sistema ABS. Esses componentes detectam quando uma roda está prestes a travar e enviam um sinal para a unidade de controle. Essa unidade modula a pressão do fluido de freio naquela roda, fazendo com que ela gire mais devagar ou mais rápido, conforme necessário. Esse processo se repete várias vezes por segundo, mantendo as rodas girando em sincronia e evitando o travamento.
O freio a disco usa discos metálicos fixados nas rodas e pinças com pastilhas que pressionam os discos quando o pedal do freio é acionado. O atrito entre as pastilhas e os discos gera calor e diminui a velocidade das rodas, fazendo o carro parar. Seu carro pode usar o freio a disco tanto nas rodas dianteiras quanto nas traseiras, variando de acordo com o modelo. Entenda aqui como funcionam as pastilhas de freio.
Freio ABS é a sigla para Anti-lock Braking System, ou Sistema de Freios Antitravamento, em português. Esse sistema é composto por sensores eletrônicos que monitoram a velocidade das rodas e uma unidade de controle que regula a pressão do fluido de freio. O objetivo do freio ABS é evitar que as rodas travem durante uma frenagem brusca. Assim, mantendo o controle do veículo e reduzindo a distância de parada.
E aqui o “antitravamento” tem a ver com o contato da pastilha com o disco, que acontece em pequenos toques intermitentes, ou seja, a pastilha “pinça” e “solta o disco repetidamente, ao invés de travar, evitando uma parada brusca, que favorece a derrapagem.
O freio ABS tem várias vantagens em relação ao freio a disco convencional, principalmente em situações de emergência ou em pisos escorregadios. Veja algumas delas:
Os carros no Brasil vêm obrigatoriamente com freio ABS desde 2014 por uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabeleceu que todos os veículos novos fabricados ou importados no país deveriam ter esse sistema de segurança. A medida faz parte do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que visa reduzir as emissões de gases poluentes e melhorar a qualidade do ar.
A obrigatoriedade do freio ABS no Brasil segue uma tendência mundial de adoção desse sistema. Países como Estados Unidos, União Europeia, Japão, China e Argentina já exigem esse sistema. O freio ABS é considerado um dos itens mais importantes para a prevenção de acidentes de trânsito, pois pode reduzir em até 40% o número de mortes e feridos em colisões.
A manutenção dos freios ABS em relação aos freios a disco não é muito diferente, mas requer alguns cuidados especiais. Veja alguns deles:
Claramente, o freio ABS é uma opção mais segura do que as outras opções de freio comuns. Entretanto, vale sempre lembrar que, mais importante do que ter um freio ABS, é realizar a sua manutenção com frequência. Somente assim o motorista se certifica de que tem um sistema preparado para rodar com mais segurança. Entenda aqui como encontrar um bom mecânico.
Você gira a chave, mas o carro demora a pegar ou falha logo nos primeiros segundos? Esse tipo de situação é mais comum do que ...
23 jul 2025
Ler Mais >Quando a barra axial está ruim, o sistema de direção perde precisão e a segurança fica comprometida. Ruídos metálicos, folgas no volante ou então desgaste ...
22 jul 2025
Ler Mais >Viagens bate-volta são ótimas para quem quer relaxar sem comprometer muitos dias. Você sai de manhã, curte o destino e volta para casa no fim ...
21 jul 2025
Ler Mais >